sábado, 20 de fevereiro de 2010

TINHO!


1) Quando você começou a desenhar?
acho q eu desenho desde a 1a vez q peguei um lapis ou coisa do tipo... rss
2) E qual o momento em que você pensou a possibilidade de viver de arte?
eu fazia faculdade de ciencia de computacao.  ja fazia graffiti e tb ja fazia uns desenhos pras marcas de skate q ainda estava comecando aqui no brasil.  comecaram a rolar uns trampos mais legais e eu resolvi mudar de faculdade e cair de cabeca nesse mundo da arte.
3) O que você fez mais: histórias em quadrinhos ou grafitti?
graffiti
4) Que tipo de música te instigava na época.
punk. sempre.
5) São Paulo começou primeiro em termos de ocupação ostensiva da cidade a historia do grafitti no Brasil. Porem o grafitti tinha suas linhas bem definidas. Você foi um dos primeiros caras a deichar escorrer a tinta. Conta como foi a construção do seu grafffiti mais autoral, mais Tinho.
entao.. isso tem a ver com o skate.  como o skate aqui no brasil comecou chupando as marcas gringas, fomos muito depreciados fora do brasil.  tanto pelos atletas quanto pelas marcas.  muitos skatistas gringos nao vinham ao brasil por causa disso e os atletas brasileiros sofriam muitos preconceitos de todos quando iam competir ou dar um role nos eua ou europa.
como eu vivi isso dentro do skate, nao quis q o mesmo acontecesse com o graffiti.
entao eu comecei a experimentar novas maneiras de se fazer o graffiti, tentando manter a sua essencia, mas sem copiar o q eles faziam la fora.
passei essa ideia pros outros caras q tb faziam graffiti aqui na epoca, q nao eram muitos e todos concordaram em tentar fazer algo novo.  deu no q deu. hoje o graffiti brasileiro eh respeitado mundialmente justamente por isso, por ter seu proprio estilo mantendo a essencia do graffiti original.
6) Percebo uma ligação entre a poética visual do seu trabalho com a da artista Thaís Beltrame. Poderia comentar os espaços de atuação e vivencia de cada um.
 conheco a thais desde a adolescencia.  frequentavamos os mesmos lugares e faziamos parte do mesmo grupo de amigos.  mas nao sabia q ela desenhava.  fiquei sabendo disso so qdo ela foi pra califa estudar arte.  hoje fazemos parte de um mesmo grupo de artistas, a 'Famiglia' q conta, alem de nos 2, tb com o Herbert Baglione, o Flip e o Sesper.
7) Qual é o  seu trabalho junto com o Willian Baglione.
ele eh o manager do grupo.  eh irmao do Herbert e meu amigo ha muito tempo.

 



8) Em quais países já expôs?



alemanha, franca, inglaterra, argentina, chile, russia, italia, holanda, espanha, china, australia, suica e polonia.



9) Como foi realizada a exposição na Caixa Econômica do Rio de Janeiro? Do lado de fora do Centro Cultural, voc grafitou em um local que todo mundo mija. Comente um pouco da experiência;



foi bem legal, especialmente pelos debates q rolaram.  tb foi a unica vez q mostrei meus trabalhos no rj.  nessa exposicao tb foi a primeira vez em q pensei uma performance, chamando a kel e o cara q namorava com ela na epoca, q nao me lembro o nome agora.  eles pixaram dentro da exposicao no dia da vernisage, foi muito legal a cena.  especialmente pq quando o seguranca chegou pra ver o q tava rolando os 2 ja estavam saindo fora e passaram cada um de um lado do seguranca.. o foda foi q o lugar tava lotado de gente e nao teve um pra caguetar os 2 pro cara.. rss
sobre o graffiti na saida de ar do metro, em frente a caixa cultural, eu fiz uns personas com um balao saindo da boca falando do cheiro do local. nao me lembro bem da frase e nao tenho foto... rss, mas eh foda, ne... o rj eh lindo, a arquitetura eh linda, o povo eh super gente boa, mas o cheiro ali tava embassado.. fiz rapidao pq nao dava nem pra respirar direito... rss



10) Para quem o seu trabalho quer comunicar?



o meu trabalho eu faco pra se comunicar com qqr pessoa q o veja.  seja passando pelo local, seja em fotografia ou na internet.  qto mais pessoas ele atingir, melhor.



11) Morte aos falsos?



prefiro mostrar a eles o caminho da verdade.

 
 
11) Em que relação você vê o artista e o cotidiano?



cara, o cotidiano ta ai pro artista se alimentar dele e vomitar ele de volta nas pessoas q nao percebem suas existencias.  pra fazer a galera refletir sobre o mundo q vivemos e se revoltar com os erros q cometemos.  pra ver se a gente consegue melhorar um pouco isso aqui q ta foda.



12) Qual o seu herói favorito?



bob cuspe.



13) Como você vê a atuação da polícia do estado de São Paulo?



eu nao gosto de generalizar.  em tudo sempre ha uma parte boa e uma ruim.  acho q a violencia q vivemos nao eh culpa da policia ou do governo.  claro q eles tb tem culpa nisso, assim como nos, mas o maior culpado nisso tudo eh o povo mesmo, q nao se prepara pra encarar a vida e depois fica ai se lamentando e querendo descontar em quem nao tem nada a ver com a desgraca q ele fez da vida dele.  eu dou aula de artes no ensino publico estadual em sao paulo, em escolas de periferia e vejo com muita tristeza muitos jovens nada interessados em aprender, em ser alguem, em dar uma vida melhor pra si mesmos e pros seus pais.  o tempo vai passar, essa galera vai crescer, nao vai ter instrucao, estarao todos despreparados pra encarar o mercado de trabalho, muitos vao se meter com o trafico e o crime, terao suas vidas subtraidas bem antes de descobrirem o porque de estarem aqui e da no q da.  a vida nao perdoa.



14) E como é a Educação em São Paulo no seu ponto de vista de educador?



entao.. na real, eu acho q a formacao dos professores eh fraca.  mas mesmo os q tem uma boa formacao, com o tempo, tendem a se engessar e cair no mesmo sistema mediocre, porque a vida de um professor nao eh facil.  pra se ter um salario razoavel, a pessoa tem q trabalhar das 7h da manha as 11h da noite, acumular cargos no estado, na prefeitura e em escolas particulares, lidando com jovens q nao tem nenhum suporte familiar e de consciencia da importancia da educacao em suas vidas.  com isso, os professores nao conseguem se reformular, ter acesso a cultura, ler livros, pesquisar, fazer novos cursos ou mesmo descansar do stress diario das aulas.  isso tudo eh muito cruel.  inevitavelmente, a qualidade da aula vai cair, a paciencia vai acabar e a educacao nao acontece.  isso acaba ate com a familia da pessoa.  ja notou q grande parte dos professores sao solteiros ou divorciados ?



13) tem pesquisado ou trabalhado em algum material? 



minha pesquisa eh constante.  ultimamente minha pesquisa tem sido em cima de mitos, semiotica e filosofia contemporanea.
gracas a deus eu nao cai nesse circulo vicioso da educacao e consigo ter tempo pra me dedicar a arte e ao conhecimento.



14) Faz um lista de 10 sons que você atualmente.



1. art star - yeah, yeah, yeahs
2. hits of sunshine - sonic youth
3. mr brightside - the killers
4. germfree adolescents - x-ray spex
5. olga..
I cannot ! - toy dolls
6. do you realize ? - flamming lips
7. vamos - pixies
8. essa linda cancao - camisa de venus
9. grandola, vila morena - 365
10. o futuro - replicantes



15) Cinema ou Futebol? Qual você  gosta mais?



dai pegou pesado hein.. depende da vibe e da companhia ne.. rss



 16) Você já fez algum fanzine?



eu ja contribui com varios.  cheguei a fazer um so meu mas foi filho unico.. rss



17)Você aprecia alguma luta marcial, como Jiu jitsu capoeira ou MMA?



eu ja pratiquei judo, karate e capoeira.  curto assistir os vale-tudos da vida na tv qdo tem uns brasileiros no ringue.
 



18) Deixe aqui espaço para falar o que quiser , dar um recado e como as pessoas te ecnontram.



quem quiser acompanhar meu trabalho, eu tenho um blog... www.walternomura.blogspot.com
quem quiser ver meus trabalhos, pode ver aqui...  www.flickr.com/photos/tinho_nomura
aos q vivem reclamando de tudo e de todos, procurem fazer algo pra melhorar essa merda.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário